Postagem em destaque

Município de São Jerônimo da Serra sanciona Lei que proíbe o uso de Narguilé em locais públicos e a venda para menores de 18 anos

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO FICA PROIBIDO O USO DE NARGUILÉ . Fica proibido o uso de Narguilé em locais que especifica, be...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Invasão de escorpiões assusta moradores de Santa Mariana

Um número bem superior a 1.500 a 5.000 escorpiões podem estar rondando terrenos baldios e fundos de residências de Santa Mariana (12 Km de Cornélio Procópio), apavorando a comunidade.

Uma denúncia por parte de Marcos Roberto Salvo morador da Rua Primo Bassi, nº 256 alerta para os perigos de criadouros de escorpiões. Segundo ele, só nas últimas semanas apareceram vários desses bichos em sua casa.

“Conversei inúmeras vezes com autoridades competentes, mas mesmo assim não estou vendo resultado algum. Um escorpião de tamanho razoável apareceu no banheiro de casa. Já conversei com os responsáveis por esse setor, mas até agora não conseguiram chegar a uma decisão rápida e favorável”, disse Salvo.

Muitos já foram picados por esses aracnídeos. Os moradores pedem ações imediatas para resolver a questão. “Não estou vendo solução alguma para esse problema. Não há prevenção correta por parte de departamentos responsáveis que temos aqui em nossa cidade. Tenho um filho pequeno, assim como outras crianças que residem nas imediações”, complementa.

Dona Lázara é mais uma moradora revoltada com a falta de ação por parte de moradores desleixados e departamentos que deveriam agir com mais rigor, fiscalizando e punindo infratores. “Em grande maioria das vezes somos taxados de chatos por reclamar da situação, mas é um direito nosso e um dever daqueles que deveriam resolver ou amenizar a questão. Dia desses recebi uma carta, provavelmente de uma vizinha aos fundos de minha casa. Com erros grotescos de grafia me ameaçada e ofendia a minha moral. Uma sujeira danada no terreno ao fundo de casa, e a vizinha não está nem ai”, conta a moradora.

Clarindo Barbieri, popularmente conhecido por “Nâni” é integrante da Vigilância Sanitária do município. Ele diz que não conhece nenhum veneno que consiga eliminar o problema. “O que podemos fazer é prevenir e pedir a todos que colaborem através da limpeza de terrenos. Estamos investigando e visitando as casas. Também nos preocupamos muito com isso, mas não há muito que fazer”, explica.

A picada do escorpião trás consequências gravíssimas. Tanto população quanto departamentos responsáveis devem fazer a sua parte. O que a grande maioria dos moradores pede é que haja mais agilidade no processo de verificação e uma punição mais rígida aos que não colaboram com a limpeza de terrenos. “Será que estão esperando alguém ser picado por um bicho desses ou então que uma criança morra vítima de picada de escorpião? Deve-se iniciar uma batalha imediata para que isso não ocorra. Até parece que estão esperando que algo aconteça primeiro para depois pensar em fazer alguma coisa”, finaliza Lázara.

Ao avistar terrenos baldios com grande volume de sujeira, água parada e mato alto, por exemplo, deve-se entrar em contato imediatamente com os órgãos responsáveis no município, para que possam responsabilizar seus respectivos proprietários. (Redação e fotos: Henrique Alberini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário