Postagem em destaque

Município de São Jerônimo da Serra sanciona Lei que proíbe o uso de Narguilé em locais públicos e a venda para menores de 18 anos

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO FICA PROIBIDO O USO DE NARGUILÉ . Fica proibido o uso de Narguilé em locais que especifica, be...

sábado, 7 de março de 2015

STF divulga lista de investigados na operação Lava Jato

STF divulga lista de investigados na operação Lava Jato

Ao todo, são 47 políticos de cinco partidos citados

Seis políticos gaúchos, todos do PP, estão na lista de inquéritos abertos | Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / CP Memória

Seis políticos gaúchos, todos do PP, estão na lista de inquéritos abertos | Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / CP Memória
O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta sexta-feira a lista de nomes dos investigados na operação Lava-Jato. A partir de agora, o ministro Teori Zavascki, deve instaurar inquéritos pedidos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Serão 47 políticos investigados – 32 do PP, sete do PMDB, seis do PT, um do PSDB e um do PTB – e sete pedidos de arquivamento, por falta de provas.

Veja a lista completa de investigados

Os pedidos de investigação são baseados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Os delatores citaram o envolvimento de parlamentares de cinco partidos: PT, PMDB, PP, PSDB e PSB. Seis políticos gaúchos, todos do PP, estão na lista de inquéritos abertos. O ex-ministro Antônio Palocci, sem fóro privilegiado, teve o processo devolvido para primeira instância.

Foram arquivados os processos contra dez políticos citados nos relatórios da Polícia Federal: Delcídio do Amaral Gómez, Romero Jucá Filho, Alexandre José dos Santos, Henrique Eduardo Lyra Alves, Cândido Elpidio Vacarezza, Aécio Neves, João Alberto Pizzolati Junior, Pedro da Silva Correa de Oliveira Neto, Ciro Nogueira Lima Filho e Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro.

A lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviada no início da noite dessa terça-feira solicitou ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento de investigação sobre a presidente Dilma Rousseff, por conta de citação feita sobre ela no curso das apurações da Operação Lava Jato.

Por outro lado, o presidente do Senado, Renan Calheiros, através do advogado-geral do Senado Federal, Alberto Cascais, entrou com um pedido de vista para que Renan Calheiros (PMDB-AL), tenha acesso aos processos.

O "listão" de Janot

Na noite da última terça-feira, a Procuradoria-Geral da República protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), a lista com pedidos de abertura de inquérito a fim de investigar pessoas suspeitas de envolvimento no caso de corrupção da Petrobras. Eles foram citados nos depoimentos da Operação Lava Jato.

Na quarta o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou uma carta aos membros do Ministério Público (MP) enaltecendo o trabalho do órgão e dizendo que a operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção envolvendo a Petrobras, havia chegado a um "momento crucial". Janot afirmou ainda ter feito "uma opção clara e firme pela técnica jurídica" na análise da peças relacionadas ao caso.

"Afastei, desde logo, qualquer outro caminho, ainda que parecesse fácil ou sedutor, de modo que busquei incessantemente pautar minha conduta com o norte inafastável das missões constitucionais do Ministério Público brasileiro", escreveu o procurador.

Na carta, o procurador exaltou o trabalho do Ministério Público e disse que é preciso que os membros do órgão estejam "unidos" e "fortes". Janot disse ainda que o trabalho feito pelo Ministério Público Federal será "submetido aos mais duros testes de coerência" assim que o ministro relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, retirar o sigilo dos pedidos de inquérito e de arquivamento enviados apresentados pela PGR.

A lista de parlamentares envolvidos ainda pode crescer, com o avanço das investigações e com novos depoimentos colhidos em acordo de delação premiada no âmbito da Lava Jato.

Confira a lista de investigados por partido:

PP
- Senador Ciro Nogueira (PI)
- Senador Benedito de Lira (AL)
- Senador Gladson Cameli (AC)
- Deputado Aguinaldo Ribeiro (PB)
- Deputado Simão Sessim (RJ)
- Deputado Nelson Meurer (PR)
- Deputado Eduardo da Fonte (PE)
- Deputado Luiz Fernando Faria (MG)
- Deputado Arthur Lira (AL)
- Deputado Dilceu Sperafico (PR)
- Deputado Jeronimo Goergen (RS)
- Deputado Sandes Júnior (GO)
- Deputado Afonso Hamm (RS)
- Deputado Missionário José Olímpio (SP)
- Deputado Lázaro Botelho (TO)
- Deputado Luis Carlos Heinze (RS)
- Deputado Renato Molling (RS)
- Deputado Renato Balestra (GO)
- Deputado Lázaro Britto (BA)
- Deputado Waldir Maranhão (MA)
- Deputado José Otávio Germano (RS)
- Ex-deputado e ex-ministro Mario Negromonte (BA)
- Ex-deputado João Pizzolatti (SC)
- Ex-deputado Pedro Corrêa (PE)
- Ex-deputado Roberto Teixeira (PE)
- Ex-deputada Aline Corrêa (SP)
- Ex-deputado Carlos Magno (RO)
- Ex-deputado e ex-vice governador João Leão (BA)
- Ex-deputado Luiz Argôlo (BA) (filiado ao Solidariedade desde 2013)
- Ex-deputado José Linhares (CE)
- Ex-deputado Pedro Henry (MT)
- Ex-deputado Vilson Covatti (RS)

PMDB
- Senador Renan Calheiros (AL), presidente do Senado
- Senador Romero Jucá (RR)
- Senador Edison Lobão (MA)
- Senador Valdir Raupp (RO)
- Deputado Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara
- Deputado Aníbal Gomes (CE)
- Ex-governadora Roseana Sarney (MA)
- Fernando Falcão Soares, operador

PT
- Senadora Gleisi Hoffmann (PR)
- Senador Humberto Costa (PE)
- Senador Lindbergh Farias (RJ)
- Deputado José Mentor (SP)
- Deputado Vander Loubet (MS)
- Ex-deputado Cândido Vaccarezza (SP)
- João Vaccari Neto, ex-tesoureiro

PSDB
- Senador Antonio Anastasia (MG)

PTB
- Senador Fernando Collor (AL)

Políticos do RS:

Jerônimo Goergen (PP)
Renato Molling (PP)
Afonso Hamm (PP)
José Otávio Germano (PP)
Vilson Covatti (PP)
Luiz Carlos Heinze (PP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário